Anápolis | Prefeitura Municipal

Prefeitura realiza levantamento da fauna do Parque Onofre Quinan

As medidas são importantes para o manejo e preservação das espécies, bem como, para as ações de educação ambiental

Foto: Renato Lopes

Macacos-prego, bem-te-vis, beija-flores, garças-brancas, saguis, canário da terra e sapos. Esses são alguns dos animais encontrados dentro do Central Park Senador Onofre Quinan, na Vila Góis, e que estão sendo catalogados pela equipe ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Planejamento Urbano. A iniciativa é uma ferramenta importante para tomada de decisões de manejos naturais e trabalhos de preservação e educação ambiental.

Ao final do levantamento, será construída uma plataforma de alimentação para os primatas. “É uma espécie de mesa alta, algo como um metro e setenta centímetros de altura, onde vamos colocar os alimentos que eles consomem, como banana, maçã, mamão e ovos. Todas as comidas serão fornecidas pela Ceasa, em parceria com produtores”, aponta o secretário da pasta, Mauro Douglas Ribeiro.

A médica veterinária da secretaria, Elisângela Sobreira, explica que os animais conseguem sobreviver com a alimentação oferecida pela natureza, mas a plataforma é um complemento importante para atrair e manter os animais dentro do espaço de mata nativa ali existente. “Muitas pessoas acabam alimentando esses animais com arroz, feijão, pipoca, pão e bolo. Ao contrário do que imaginam, isso causa muito mal a eles”, diz.

Aliado a isso, será feito um trabalho de conscientização ambiental com moradores próximos ao parque e frequentadores, sobretudo nos fins de semana.

Compartilhar publicação