Anápolis | Prefeitura Municipal

Centro de Excelência de Tecnologia Ferroviária insere Anápolis no cenário internacional de inovação

Lançamento do maior do polo de inovação do segmento na América Latina abre calendário de comemorações dos 114 anos da cidade

Foto: Bruno Velasco

Quando, em 7 de setembro de 1935, uma grande festa em Anápolis celebrava a inauguração da Estrada de Ferro, os moradores da cidade já vislumbravam o progresso que vinha pelos trilhos. Passados 86 anos, no dia 15 de julho de 2021, outro marco histórico: o lançamento do Centro de Excelência de Tecnologia Ferroviária, que faz do município o maior polo de inovação do segmento na América Latina.

Se na década de 30, do século passado, a notícia veio em forma de uma vibrante alvorada com a então banda de música municipal e uma passeata pelas principais ruas da cidade, no século 21, o anúncio de que Anápolis passa a contar com uma unidade de testes acelerados e padronização de tecnologia ferroviária, com desenvolvimento de pesquisas e realização de treinamentos, veio em um pôr do sol, às margens da BR-060, no grandioso Centro de Convenções do Estado de Goiás.

O lançamento do projeto, que tem à frente o Ministério da Infraestrutura e o Governo do Estado de Goiás, com total apoio da Prefeitura de Anápolis, abriu o calendário de eventos das comemorações dos 114 anos. O governador Ronaldo Caiado, em seu discurso, ressaltou que este é um grande presente para a cidade, que chegou 15 dias antecipado. E ressaltou ainda outra grande conquista, a doação da área para a ampliação do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia).

Em seu discurso, o prefeito Roberto Naves ressaltou a importância dos precursores, aqueles anapolinos que acreditaram no Porto Seco, que implantaram suas indústrias no distrito. Destacou a união classista, o trabalho desenvolvido pela Acia, CDL, Associação das Indústrias do Daia, do Condefesa, e todas as instituições que direta ou indiretamente contribuem para o crescimento da cidade. “Mais do que a localização estratégica, Anápolis é o que é pelo seu povo”, enfatizou.

Roberto Naves falou ainda que a instalação do centro de excelência é um fomentador da capacitação e formação de profissionais, que irão atuar no setor de tecnologia, por meio de laboratórios modernos, com geração de emprego e renda no município.

Anúncio
Em seu pronunciamento, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou outro presente, segundo ele, para o aniversário de Anápolis: a busca de soluções para o aeroporto. “A cidade precisa ter um aeroporto do tamanho da sua grandeza. Precisamos colocar ele para operar. Vamos encontrar uma solução”, disse.

O ministro destacou que o Centro de Excelência é estruturado em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e formação profissional. “Nós vamos ter o apoio das indústrias, desenvolver ciência e tecnologia aqui e, sobretudo, transformar vidas”, ressaltou. “Há poucos dias do aniversário da cidade, um passo histórico. O futuro está aqui.”